quarta-feira, 23 de outubro de 2013

20 anos de educação adventista

O mês de setembro, foi um mês muito especial para igreja em Guiné-Bissau. Completamos 20 anos de educação adventista no país, 20 anos que Deus colocou no coração de homens como o Pr. Rubens Rogério o desejo de ver a mensagem de salvação chegando às pessoas através da “educação integral”.


O começo não foi fácil, muitos foram os desafios que a igreja enfrentou (e ainda enfrenta) para criar e manter a Escola Adventista Betel. Mas é claro que Deus tem amparado seu povo, e ao longo dos anos, tem mostrado que está profundamente interessado em todos aqueles que estão vivendo nas trevas. A escola adventista chegou à Guiné para ser um grande canal de bênçãos. Chegou para servir como meio de apresentar Cristo à milhares que nunca o conheceriam, se não fosse a atuação da escola.

Para termos uma ideia do que significa a educação adventista para a igreja em Guiné-Bissau, veja esses dados:
População do país ........................................................ 1,5 milhões
Muçulmanos................................................................. 50%
Animistas...................................................................... 45% (alguns falam em 40%)
Cristãos........................................................................ 5 ou 10%

A igreja adventista tinha em 1980 aproximadamente 40 membros batizados em todo o país. Hoje somos mais de 2000 membros segundo os registros da igreja. Um crescimento considerável, mas claro sabemos que podemos crescer mais! Boa parte desse crescimento se deve à atuação de nossas escolas em Guiné-Bissau,

Você consegue imaginar por exemplo uma criança muçulmana que chega em sua casa, e na hora do almoço pede para orar, e o faz em nome de Jesus? Imagina que um juvenil também islâmico faça uma oração na sala de aula “em nome do nosso amigo Jesus”? Essas e outras experiências mostram que a educação adventista tem cumprido seu papel em Guiné-Bissau. Tem apresentado o Salvador a milhares que vivem sem esperança de salvação.

Hoje a Escola Betel está construindo seu próprio prédio escolar, e a previsão é que esteja concluído em maio de 2014. Mas no passado a escola já esteve instalada até me barracas de bambú. Também já ficamos um ano sem atividades por causa da guerra. Mas louvado seja Deus que mesmo em meio a tantas dificuldades tem conduzido a sua escola, e a tem mantido milagrosamente, através das orações e recursos que vem de todas as partes do mundo. Esse ano foram criadas tres novas turmas, e a  previsão é que, com o novo prédio escolar esses números aumentem ainda mais.

Continuamos a obra de pregação do evangelho, e acreditamos que a escola ainda vai contribuir muito para o avanço da mensagem de Cristo nesse país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário